FOLHEADOS ÓTIMOS PREÇOS

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

DIFERENÇA ENTRE CUSTO E DESPESA

Despesa = é todo gasto relativo a administração, ao comercial e ao financeiro
Custo é todo gasto relativo a fábrica direto ou indireto: matéria prima (MP), mão de obra (MO) e Gastos Gerais de Fabricação (GGF) - inclui depreciação, energia elétrica, manutenção, mats. de escritório para fábrica, viagens de pessoal ligadas a fábrica.....

Despesas/Custos Fixos: Aluguel, Depreciação, Mão de Obra Indireta...
Despesas/Custos Variáveis: Matéria-Prima, Ferramentas (no nosso caso é), Embalagens, Despesa com Fretes, Comissão sobre Venda....

Os custos e despesas também pode ser classificados em Fixos ou Varíaveis:
Custos ou Despesas Fixas: aquilo que não varia com o volume (produzido ou vendido)
Custos ou Despesas Variáveis: aquilo que varia em função do volume (produzido ou vendido)

terça-feira, 23 de novembro de 2010

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Planejar significa a formulação sistemática de objetivos e
 ações alternativas, que ao final, a escolha se dará sobre
a melhor ação.
organizações: as que fazem acontecer, as que apenas
observam acontecer e as que surpreendentemente se
espantam com o que aconteceu. Desse modo, uma
organização modernaque pretende manter-se competitiva
deve estar entre as organizações quefazem acontecer,
 pois no mundo globalizado não existe espaço para
seguidores, mas sim para inovadores.
Nesse contexto, pode-se evidenciar a importância de
uma estratégia que oriente a empresa para que seja
possível alcançar seus objetivos, seja através da
produção  de bens ou de oferecimento de serviços.
Diante deste cenário o planejamento estratégico
 surge como uma valiosa “ferramenta” de auxílio à
alta administração, pois permite nortear as
ações gerenciais da empresa dentro de um
plano previamente determinado de
metas e estratégias diminuindo, com isso
a possibilidade de tomada de decisões
equivocadas, num mercado extremamente
competitivo sem margem para erro.
Nos dias de hoje, existem três tipos de

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

O QUE SIGNIFICA A SIGLA CHA NA ADMINISTRAÇÃO?

C
H
A
CONHECIMENTO
HABILIDADE
ATITUDE
Escolaridade, conhecimentos
técnicos, cursos gerais e
especializações.


Experiência e prática do saber.
Ter ações compatíveis para atingir os objetivos, aplicando os conhecimentos e habilidades adquiridas e/ou a serem adquiridas.
SABER
SABER FAZER
QUERER FAZER

SALARIO ESTIMADO DE UM ADMINISTRADOR

SALARIO DO PROFISSIONAL RECÉM FORMADO 

Não há um salário mínimo para a categoria, mas o CFA
(Conselho Federal da Administração) sugere valor
de 6,5 salários mínimos para o profissional recém-formado,
atualmente esse valor fica em torno de 2.700,00
( dois mil e setecentos reais)

SALÁRIO DO PROFISIONAL COM EXPERIENCIA

O CFA sugere um valor de 8,5 salários mínimos, que
atualmente fica em torno de 3.527,00 (treis mil quinhentos
e vinte e sete reais) para o profissinoal com três anos de experiência .
Uma pesquisa realizada pelo CFA em maio de 2006, sinalizou
uma renda média de 11,51 salários mínimos
ou 4.028,00 ( quatro mil e vinte e oito reais).
um profissional com mestrado e doutorado pode chegar
a ganhar 8.012,00 (oito mil e doze reais)
Entretanto isso não é uma regra geral, o salário
pode variar de a região.

FUNÇÕES DE UM ADMINISTRADOR

* PLANEJAR
*NEGOCIAR
*ORGANIZAR E ALOCAR RECURSOS
*TOMAR DECISÕES
*CONTROLAR
*LIDERAR
*ANALISAR
*SOLUCIONAR PROBLEMAS

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

A Administração de Recursos Humanos é uma base para a criação das políticas sociais da empresa. Está voltada ao fator principal que garante o funcionamento de qualquer organização: as pessoas.Toda instituição deve preocupar-se com a motivação de seus funcionários, uma vez que eles colaboram para a manutenção e funcionamento diário da empresa.Os empresários não devem deixar de dar atenção aos seus colaboradores, principalmente pelo possível reflexo direto nos lucros da empresa. Treinamentos, avaliações, bonificações, políticas de cargos e salários são recursos que podem ser utilizados para o melhoramento motivacional.

Algumas empresas, visando maior lucratividade, estão se preocupando em fazer investimentos com consultorias de recursos humanos. Porém, outras organizações, estão implantando uma área de gestão de pessoas na sua própria unidade de trabalho. Tudo isto está ocorrendo devido ao fato de que há uma tendência muito forte que os funcionários motivados, capacitados e com um ambiente de trabalho favorável têm alta produtividade impactando diretamente nos resultados da organização.

Para trabalhar com pessoas, primeiro deve-se compreender o comportamento humano e também o conhecimento de vários sistemas e práticas de recursos humanos.A necessidade de mão-de-obra e também a legislação contribuíram para a inclusão das mais diversificadas forças de trabalho, quebrando muitos paradigmas. Até meados dos anos 80, as empresas até poderiam empregar mulheres, idosos e portadores de deficiência, mas era evitado e quando ocorria, geralmente não se estendia por muito tempo. Os gestores naquela época não possuíam uma visão estratégica de recursos humanos e sociais e conseqüentemente não investiam na contratação da "minoria".

Com o passar dos anos, e também com a contribuição trazida pelos estudos feitos pelos mais diversos pensadores da área de humanas mostrando que o investimento no emprego de mulheres, negros, idosos, analfabetos e portadores de deficiência, isto é, todos aqueles que até então eram tidos como "os excluídos", "a minoria" pela sociedade ajudariam na construção e manutenção da imagem da organização.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

Finanças.

Pode-se definir Finanças como a arte e a ciência de administrar fundos, praticamente todos os indivíduos e organizações obtêm receitas ou levantam fundos, gastam ou investem. Finanças ocupa-se do processo, instituições, mercados e instrumentos envolvidos na transferência de fundos entre pessoas, empresas e governos.

Finanças é a aplicação de uma série de princípios econômicos e financeiros objetivando a maximização da riqueza da empresa e do valor das suas ações.

O que faz o Administrador Financeiro.
A função de gestão financeira geralmente é associada a um alto executivo da empresa, denominado freqüentemente diretor financeiro ou vice-presidente de finanças. O vice-presidente de finanças coordena as atividades do tesoureiro e do controlador. A controladoria preocupa-se com a contabilidade de custos e a contabilidade financeira, com os pagamentos de impostos e com os sistemas de informação gerencial. A tesoureira responsabiliza-se pela gestão do caixa e da área de crédito da empresa, por seu planejamento financeiro, e pelos gastos de investimento.Numa empresa menor, o tesoureiro e o controlador talvez sejam a mesma pessoa, não se encontrando dois departamentos distintos.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

DIA DO ADMINISTRADOR

O administrador é aquele profissional que planeja, organiza, coordena e controla as atividades e processos das organizações, no sentido de proporcionar o desenvolvimento sócio-econômico das mesmas, e conseqüentemente, da sociedade em geral.

No dia 09 de setembro se comemora o dia desses profissionais, que possuem uma importância incrível na sociedade. Sem os administradores, não teríamos o desenvolvimento das organizações, assim, os outros profissionais não iriam ter oportunidades de emprego, sem contar o caos social que se instalaria na sociedade sob essas condições.

Os primeiros administradores ao longo da história foram os gerentes das companhias de navegação inglesas, em meados do século XVII. A escolha da data para ser o dia do administrador se deu pelo fato de que nesse dia, em 1965, foi assinada a lei que criou, oficialmente, a profissão de Administrador no Brasil. O dia do Administrador foi instituído pela Resolução CFA nº. 65/68, de 09/12/68.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Emblema da profissão

Os Administradores já se acostumaram a ver o emblema da profissão em todas as publicações da categoria, em todos os eventos ou em quaisquer outras atividades que envolvam a profissão.
Tudo começou com uma sugestão do CRA-SP, para que fosse criado e adotado um símbolo que representasse a atividade profissional do Administrador. A idéia foi encampada pelo Conselho Federal que, em seguida, instituiu um concurso nacional para a escolha da solução que melhor se adaptasse aos objetivos propostos. Mais de trezentos trabalhos foram apresentados, e no dia 9 de maio de 1980, na sede do CFA, em Brasília, reuniu-se o júri que iria escolher os três primeiros colocados do concurso.
O julgamento esteve a cargo do arquiteto Alexandre Wollner, do desenhista Zélio Alves Pinto, do empresário José Mindlin; do presidente do CRA-SP, Roberto Carvalho Cardoso; do então presidente do CRA-RJ, Antônio José do Pinho; do especialista em heráldica, Professor Rui Vieira da Cunha; e do Conselheiro Federal Arlindo Braga Senna.
Os jurados foram unânimes em classificar entre ótimo e bom o nível dos trabalhos apresentados. O vencedor – que é o símbolo que todos já conhecem – foi idealizado pelos publicitários Marcos Jair Pinto, Heloísa Hannemann de Campos e Cacilda da Silva Machado, da agência paranaense " Oficina de Criação ".
A justificativa dos autores da proposta vencedora pressupõe o quadrado como " ponto de partida ". E continua:
" Uma forma básica, pura, onde o processo de tensão de linhas é recíproco. Sendo assim, os limites verticais/horizontais entraram em processo recíproco de tensão. Uma justificativa para a profissão, que possui também certos limites em seus objetivos: organizar/dispor/funcionar/reunir/centralizar/orientar/direcionar/coordenar/arbitrar/planejar encaminhar os diferentes aspectos de uma questão para um objetivo comum. O quadrado é regularidade, possui sentido estático quando apoiado em seu lado, e sentido dinâmico quando apoiado em seu vértice. As flechas indicam um caminho, uma meta, partir de uma premissa, de um princípio de ação (o centro). (...) As flechas centrais se dirigem para um objetivo comum, baseado na regularidade (...) as laterais as metas a serem atingidas."

O juramento do Administrador

O juramento retrata o momento solene em que o profissional na plenitude de sua formação profissional, de sua conscientização como membro de uma categoria, de seu amadurecimento como cidadão investido de responsabilidade para com toda  comunidade, afirma, livre mas enfaticamente, sua integral dedicação aos postulados da profissão e total respeito aos seus valores técnicos, legais e morais. 
A Assembléia de Presidentes de Conselhos de Administração, Federal e Regionais, aprovou em sua 2ª. reunião, realizada em Brasília no dia 8 de maio de 1978, o juramento do " ADMINISTRADOR ", nos termos propostos pelo Conselho Regional de Administração de São Paulo. 
"Prometo DIGNIFICAR minha profissão, consciente de minhas responsabilidades legais, observar o código de ética, objetivando o aperfeiçoamento da ciência da administração, o desenvolvimento das instituições e a grandeza do homem e da pátria".
Fazer o juramento ao ingressar na profissão, constitui o dever inicial de todo o Administrador; respeitá-lo, obedecendo-o, constitui o dever de sempre do Administrador. 
Façamos de nossa profissão razão de nosso orgulho. Façamos que seja respeitada, admirada, valorizada. O profissional reflete o conceito que sua categoria goza. Elevemos, cada vez mais, a profissão de " Administrador ", honrando a escolha que fizemos

ORAÇÃO DO ADMINISTRADOR

Senhor, diante das organizações devo ter CONSCIÊNCIA de minhas responsabilidades como ADMINISTRADOR.
Reconheço minhas limitações, mas humildemente, junto com meus companheiros de trabalho busco o consenso para alcançar a SOLUÇÃO e tornar o trabalho menos penoso e mais produtivo:
Senhor, despido de egoísmo quero crescer, fazendo crescer, também, os que me cercam e que são a razão de minha escolha profissional;
Senhor, ADMINISTRE o meu coração para que ele siga o caminho do bem, pois, a mim caberá realizar obras sadias para tornar as organizações cada vez melhores e mais humanas.

Texto extraido da Home Page do CRA-MG

A Profissão

Administração consiste em gerência, controle e direção
de empresas públicas ou privadas, tendo como objetivo
maior produtividade e lucratividade. Para se chegar a isto,
o administrador avalia os objetivos organizacionais e
 desenvolve as estratégias necessárias para alcançá-los.
Este profissional, no entanto, não tem apenas esta função
teórica, ele é responsável pela implantação de tudo que
planejou e, portanto, vai ser aquele que define os programas
 e métodos de trabalho, avaliando os resultados e corrigindo
os setores e procedimentos que estiverem com problemas.
Como é função do administrador que a produtividade e os
lucros sejam altos, ele também terá a função de fiscalizar
a produção e, para isto, é necessário que fiscalize cada
etapa do processo, controlando inclusive os equipamentos
 e materiais envolvidos na produção, para evitar desperdícios
e prejuízos para a empresa. Para que tudo seja funcional,
o administrador também faz um estudo do aproveitamento
da mão-de-obra, atuando, inclusive, na admissão e
contratação dos funcionários, estabelece as relações da
empresa com contratados, tudo para garantir que o conjunto
 de fatores seja responsável pelo sucesso da empresa.
Atividades na área financeira também fazem parte da
administração e, em seu cotidiano, o administrador
trabalha com elaboração e análise de relatórios e tabelas,
além de enfrentar muitos desafios, principalmente quando
 o trabalho diz respeito à reorganização e implantação de
 uma empresa ou ainda quando vai lançar um produto no mercado.
Para o desenvolvimento de todas estas funções, é necessário
que o profissional que vá trabalhar como administrador desenvolva
habilidades de liderança, e que treine as formas mais claras de
 transmissão de idéias às outras pessoas.
Para que o futuro administrador desenvolva todas estas
habilidades, o curso de administração contém disciplinas
 relacionadas à psicologia, sociologia e direito, assim como
 matemática financeira e estatística. Em teoria, administração
 não é um curso apenas teórico, ele também consiste em
 análise de casos e simulação de situações específicas em
empresas fictícias. Atualmente, como acontece em quase
todas as profissões, o conhecimento de informática é muito
importante para um trabalho mais ágil e preciso.
Existem várias possibilidades de atuação na carreira do administrador.
A administração pode ser desenvolvida em empresas rurais ou
agro-industriais, em gerenciamento na área de informática e
análise de sistemas, em cooperativas, onde o administrador
vai precisar zelar pelos interesses de todo o grupo de cooperados,
administração do sistema de informações, comércio exterior,
marketing, mercadologia, orçamento e finanças, produção, recursos
humanos, administração hospitalar, pública e outras possibilidades,
que sempre estarão ligadas à organização de um setor ou empresa
 como um todo.
O curso tem a duração de, no mínimo, quatro anos, a titulação é de
bacharel em administração ou administrador e, para exercer a profissão,
é obrigatório o registro no Conselho Regional da Administração (CRA).

VENDAS CUIDADO NA HORA DE DIZER "NÃO"

Para se atuar em vendas, algumas premissas
 básicas devem ser seguidas.
 Um bom profissional de vendas deve estar
muito bem preparado, conhecendo tudo sobre
 o mercado, seus produtos, sua empresa,
concorrentes e clientes.
Precisa ainda fazer um bom planejamento
de como será sua atuação do dia, semana,
 quinzena e até mês, fazendo com que este
planejamento seja seu preparo, ou seja,
contribua para o alinhamento de suas estratégias.
Durante a abordagem e negociação o profissional de
 vendas encontrará várias objeções por parte do cliente.
As objeções ocorrem por motivos como insegurança,
 necessidade de mais informação, mudança de fornecedor,
análise de custo e benefícios e poderão estar relacionadas
a vários fatores como prazo, qualidade, quantidade, tamanho,
formato e quase sempre esbarram finalmente no preço.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

surgimento e reconhecimento da profissão do Administrador

Os cursos de Administração no Brasil têm uma história muito curta,
principalmente se comparamos com os EUA, onde os primeiros
cursos na área se iniciaram no final do século XIX,
com a criação da Wharton School, em 1881.
 Em 1952, ano em que se iniciava o ensino de
Administração no Brasil, os EUA já formavam em
torno de 50 mil bacharéis, 4 mil mestres e
cem doutores por ano, em Administração.